quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bloomsday - Dia para Celebrar um Livro e um Autor


Hoje, 16 de junho, é o Bloomsday, o dia em que se passa toda história de "Ulisses", do escritor irlandês James Joyce. Bloom é o nome do protagonista da história. Este é o único dia dedicado a um livro e comemorado em todo o mundo, inclusive no Brasil.


Em "Ulisses", Joyce conta a odisseia do personagem Leonard Bloom durante 16 horas no dia 16 de junho de 1904, pelas ruas de Dublin. O romance é considerado um marco na história da literatura ocidental.


Como escreve Augusto de Campos na orelha do livro com a tradução de Antônio Houaiss, de 1993, da Editora Civilização Brasileira, "a essência revolucionária da obra de Joyce (que chegou a ser tachada, no começo do século, de 'bolchevismo literário') está na sua insubmissão aos cânones linguisticos. É precisamente esse 'crime de lesa-língua' que faz a sua grandeza e a sua autenticidade."


E continua... "talvez, depois de Joyce, o romance já não deva ser romance, mas uma outra coisa, pois com "Ulisses" Joyce escreveu, na expressão de Harry Levin, 'um romance para acabar com todos os romances', deixando todo prosador lúcido, posterior a ele, num incômodo mas fascinante 'beco sem saída'....


"É indispensável conhecer essa obra para consciencializar suas conquistas e poder seguir à frente, no caminho do novo. Um escritor atual que não tenha lido Joyce é mais ou menos como um físico que ignore Einstein ou um sociólogo que não tenha conhecimento de Marx.
...
Não tenho dúvida de que a divulgação deste livro é capaz de contribuir, e muito, a curto prazo, para o soerguimento qualitativo da nossa prosa, que, salvo raras exceções, ainda não se apropriou do legado da revolução joyceana."


Onde comemorar
O Bloomsday paulistano, criado em 1988 por Haroldo de Campos e Munira Mutran, e organizado hoje por Marcelo Tápia e Ivan de Campos acontece na Casa Guilherme de Almeida, na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura e também no Finnegan's Pub, em Pinheiros.