terça-feira, 12 de julho de 2011

Granta Brazuca

A revista literária Granta, criada em 1889 na Inglaterra e publicada desde 2006 também no Brasil, vai dedicar pela primeira vez uma de suas tradicionais antologias de novos autores à literatura brasileira.
Os Melhores Jovens Autores Brasileiros, selecionados pela Granta, será lançado em português em julho de 2012, durante a décima edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), e traduzido para o inglês e o espanhol no mesmo ano.
Serão vinte autores selecionados por uma equipe de sete curadores: o escritor Cristovão Tezza, o poeta Italo Moriconi, o crítico e curador da Flip Manuel da Costa Pinto, o tradutor Samuel Titan, o escritor americano Benjamin Moser, a diretora editorial da Objetiva, Isa Pessôa e o diretor geral da Objetiva Roberto Feith, um dos responsáveis pela edição brasileira.
A primeira edição de Os Melhores Jovens… da Granta, publicada em 1983 e dedicada a escritores ingleses, revelou nomes como Ian McEwan, Salman Rushdie, Kazuo Ishiguro e Martin Amis. Desde então, estas antologias são publicadas a cada dez anos no país. Em 1996 e em 2006, foram lançados também volumes dedicados aos escritores norte-americanos. Em 2010, foi a vez dos espanhóis. Para Feith, o objetivo é levar um pouco da literatura brasileira ao mundo e, ao mesmo tempo, mapear os escritores mais promissores. “Tradicionalmente, as antologias da Granta reuniram jovens autores que, com o tempo, muitas vezes abriram novos rumos para as literaturas de seus países”, disse ele durante o anúncio oficial em Paraty.
Os autores interessados precisam ter ao menos um texto de ficção já publicado e devem ter nascido depois de 1 de janeiro de 1972. Para participar é preciso enviar à revista um conto ou trecho de romance inédito, entre 10 de julho e 30 de setembro de 2011. O regulamento completo está no site www.grantaemportugues.com.br.