sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Adeus Leon Cakoff

Leon Cakoff, criador da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, faleceu hoje na capital paulista. Ele sofria com um melanoma, um câncer que atinge o tecido epitelial.


Cakoff nasceu em Alepo, na Síria, em 25 de junho de 1948 e foi registrado Leon Chadarevian. Veio para o Brasil com os pais aos 8 anos de idade. Formado em Sociologia e Política, adotou o pseudônimo Cakoff devido a problemas com o regime militar brasileiro.


Era casado há 22 anos com Renata de Almeida, atual diretora da Mostra, com quem tem dois filhos Jonas e Thiago. Deixa mais dois filhos do primeiro casamento, Pedro e Laura.


Cakoff iniciou a carreira em 1969 como jornalista e depois crítico de cinema nos Diários Associados. A partir de 1974, dirigiu o Departamento de Cinema do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e iniciou a programação de mostras e ciclos no museu.

Em 1977, para comemorar os 30 anos do Masp, criou a 1ª Mostra Internacional de Cinema, com 16 longas e 7 curtas brasileiros e internacionais. Logo no primeiro ano, foi criada uma das maiores marcas do festival, o prêmio com o voto do público, que na primeira edição foi para Lúcio Flávio, O Passageiro da Agonia, de Hector Babenco.


Nos 35 anos de Mostra, completados este ano, ele introduziu no Brasil o cinema de grandes autores ao público nacional.


Além de programador, foi produtor, diretor de curtas, autor de livros e distribuidor. Em 2000, junto com Adhemar Oliveira, Patrícia Durães e Renata de Almeida, formou a distribuidora Mais Filmes, especializada em filmes de autor. Com Oliveira, era sócio desde 2001 do Unibanco Arteplex, primeiro cinema do Brasil a usar o conceito de multiplex para incluir filmes de arte da programação.
Desde a primeira edição, Leon travou uma luta ferrenha contra a censura imposta pelo regime militar, trazendo filmes até por meio de malas diplomáticas de embaixadas e consulados. Foi assim que a Mostra exibiu filmes inéditos vindos da China, Cuba, União Soviética, França.