quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Melhor Roteiro no Festival do Rio vai para "A Novela das 8"


O filme A Novela das 8, do estreante Odilon Rocha, ganhou prêmio de Melhor Roteiro no Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

O primeiro longa de Rocha, que participou da competição de ficção da Première Brasil do Festival, presta uma homenagem à teledramaturgia brasileira, tendo como pano de fundo a novela Dancin’ Days, de Gilberto Braga, exibida no fim da década de 1970. No elenco estão Claudia Ohana, Vanessa Giácomo e Mateus Solano.

O filme se passa em 1978, quando o país ainda vivia sob a ditadura militar do presidente Ernesto Geisel. Mesmo assim, o Brasil sucumbe à discoteca graças ao enorme sucesso de Dancin’ Days. Amanda, uma prostituta viciada no drama televisivo, e sua empregada, Dora, são obrigadas a fugir de São Paulo depois de um incidente e partem para o Rio de Janeiro com o policial federal Brandão em seu encalço. Nesta jornada, o destino de ambas irá cruzar o caminho de João Paulo, um diplomata que se sente estrangeiro em seu próprio país.

Antes de se aventura pelo longa, Rocha trabalhou na equipe de produção do filme Quatro Casamentos e um Funeral, dirigiu os curtas La Sonnambula e La Dolorosa, exibidos no Festival do Rio 2008.

A Novela das 8 será apresentado em festivais internacionais e lançado comercialmente no Brasil, pela Universal Pictures, em março de 2012.