quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Mostra Internacional de Cinema

O ator Malcolm McDowell como Alex,
em Laranja Mecânica, de Kubrick.
A 35ª edição da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que acontecer entre 21 de outubro e 3 de novembro, vem com uma programação enxuta, mas de peso. Este ano serão exibidos 250 filmes em 22 salas da capital. A Mostra Brasil dá destaque aos documentários brasileiros Canções, de Eduardo Coutinho; Construção, de Carolina Sá; Vou Rifar meu Coração, de Anna Rieper e às ficções O Palhaço, de Selton Mello; Olhe pra Mim de Novo, de Kiko Goifman; Teus Olhos Meus, primeiro longa de Caio Sóh.
A Mostra, que este ano apresenta apenas filmes estrangeiros inéditos, abre com O Garoto de Bicicleta, dos irmãos belgas Jean-Pierre e Luc Dardenne. E encerra com Fausto, de Aleksander Sokurov, que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza deste ano.
O evento também Os Filmes da Minha Vida, com depoimentos de personalidades ligadas ao cinema. Para esta edição, estão confirmados Marcelo Rubens Paiva, Marçal Aquino, Jorge Furtado, Beto Brant e Selton Mello, entre outros.
Clássicos do cinema europeu como La Dolce Vitta, de Fellini, Laranja Mecânica, de Kubrick, 1900, de Bertolucci, O Leopardo, de Visconti, estarão nas telonas restaurados em versão 35mm ou digitais.
O Festival da Juventude apresentará em três salas filmes gratuitos com temas voltados para este público.