Dia 20 de setembro acontece a 6ª edição do Desafio Intermodal de São Paulo, uma corrida anual promovida pelo Instituto CicloBR que procura avaliar o tempo de deslocamento na cidade usando diferentes meios de transporte.
O objetivo não é só analisar qual modal é mais rápido, mas também qual é mais eficiente financeiramente e menos poluente.
A largada acontece sempre no horário do rush, às 18h, na Praça General Gentil Falcão, na zona sul da cidade, e ganha quem chegar primeiro na frente do prédio da Prefeitura, no centro de São Paulo. Outro aspecto importante é que o desafio procura medir o deslocamento completo do usuário, e não do meio de transporte isolado. Isso inclui o tempo que o participante leva para entrar em seu carro, subir na sua moto ou esperar o ônibus certo, assim como o estacionamento do veículo na chegada. No final, sempre valerá o tempo com o participante na condição de pedestre.
O desafio integra a programação da Semana da Mobilidade, em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro no dia 22 de setembro. O evento ficou famoso quando a bicicleta venceu em 2009, superando a moto, o carro e até mesmo o helicóptero, que chegou em quarto lugar.
No ano passado, a motocicleta venceu com uma diferença de dois minutos sobre o ciclista.
Confira os participantes deste ano:
- Pedestre caminhando
- Pedestre correndo
- Ciclista por vias rápidas
- Ciclista por vias calmas
- Ciclista + Metrô com bicicleta dobrável
- Motociclista
- Automóvel
- Ônibus
- Trem + Metrô
- Trem + Ônibus
- Ônibus + Metrô
- Cadeirante
No site do Instituto CicloBR você confere mais sobre o Desafio Intermodal de 2011 e informações de como foram as edições anteriores.